TPM Maldita!! Argh

Gentee, hoje eu estou atacadíssima!
Uma TPM danada que não cabe dentro de mim!
Por isso tenho que desabafar com vocês! Andei pesquisando algumas soluções pra esse mau, vou dividir aqui no blog!
Pra quem também sofre de TPM, leia esse post =]

Ela é o flagelo da mulherada – e o pesadelo de maridos, namorados e quem mais estiver por perto. Aparece todos os meses com uma série de “presentinhos”: inchaço, mau humor, dor de cabeça, hipersensibilidade...e pode transformar a mais doce das mulheres em um dragão cuspidor de fogo. Tudo isso é por causa da famosa TPM, sigla de tensão pré-menstrual.
A TPM é um desequilíbrio orgânico que atinge cerca de 75% das mulheres entre 20 e 45 anos e geralmente se manifesta nos dias que antecedem o período menstrual. É um conjunto de sintomas físicos e emocionais que costuma ser mais intenso de 3 a 5 dias antes da menstruação, podendo ocorrer até 15 dias antes. Mas, graças a Deus, o sofrimento desaparece logo nos primeiros dias da menstruação.



Tipos de TPM
Como se não bastasse a TPM existir para nos torturar, ela também tem várias faces. Como é que é? Existe mais de uma TPM? Bem, não é que exista mais de uma, mas a dita cuja tem diferentes formas de manifestação. Olha só:

TPM tipo A: A invocada
Ela vem chutando tudo. Agressividade, irritabilidade, alterações de humor, nervos abalados, raciocínio lento, insônia, vertigens, apatia, ansiedade, ansiedade, ansiedade... Pois é, querida, a ansiedade é um dos principais sintomas da TPM tipo A, mas todos os sintomas anteriores podem vir no pacote, já que a invocada é uma verdadeira montanha-russa de emoções.

TPM tipo H: A mulher-balão
Essa forma de TPM é perversa com a silhueta de sua vítima. Sua característica mais marcante é o inchaço: incham as mãos, os pés, o rosto e a barriga. Isso sem falar dos seios, que ficam doloridos. E com isso, é claro que o peso aumenta. Único consolo: pelo menos você sabe que os quilinhos a mais são por causa da retenção de líquido – ou seja, se serve de consolo, você não está engordando pra valer.

TPM tipo C: A Gulosa

O sintoma aqui é o terror das mulheres que querem manter o peso ou emagrecer: a compulsão alimentar, com os cumprimentos da TPM tipo C. Devido à queda de serotonina no organismo, a vítima torna-se um ogro devorador de carboidratos, ávido por doces, capaz de estrangular o desavisado que se coloca entre ela e aquela coxinha com catupiri. Ideias politicamente corretas como reeducação alimentar só voltam a fazer sentido depois que a menstruação desce. A dor de cabeça geralmente acompanha esse sintoma. É a cerejinha do bolo.

TPM tipo D: Oh, vida! Oh, azar!
A vida não tem mais razão de ser? Choro desesperado quando assiste propaganda de cartão de crédito? Vontade de se enforcar num pé de couve? Passa o dia inteiro de pijama, descabelada, arrastando os pés pela casa? Nossos pêsames, você pode ser uma infeliz portadora da TPM tipo D, cujo principal sintoma é a depressão. Além disso, você pode ficar um tanto esquecida, é bom tomar cuidado com as chaves de casa.

TPM AHCD
É isso mesmo, colega. As vezes todos os sintomas resolvem se juntar numa espécie de “eixo do mal”, como diria o ex-presidente Bush. Afinal, nossa amiga tem mais de 150 sintomas. A classificação dos tipos é só um jeito de classificar a síndrome de acordo com a predominância de um ou mais sintomas. Isso não quer dizer que uma mulher que tenha TPM tipo A não possa ter os outros sintomas também – e todos de uma vez. Não se iluda.

Pra rir um pouco:


Como aliviar a maldita!!
Listinha bááásica
• realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
• faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
• evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
• procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
• afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
• procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
• diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos. Evite o café, chá mate, chá preto e refrigerantes à base de cola.

*Se depois de ter feito tudo isso, sua TPM não melhorar, procure um médico ;]


Espero que esse post ajude as necessitadas (como eu)!!kkkkkk

2 coments:

  1. ótimo post !
    kkkk' raxeei de rir da tirinha ali! mto bom
    bjus
    http://makesemelissa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    rs
    ainda bem que a minha é de leve (eu acho), nem sinto quando estou, ñao perguntei aos outros se fico muito diferente kkk
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!

1 1 Slider 4 Slider 4 Slider 5
1 2 3 4
 
By Iâni Naíra